Rota do Azeite de Trás-os-Montes faz a sua expansão a partir das comunidades portuguesas

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, elogiou o trabalho de promoção, comercialização e valorização dos produtos endógenos da região de Trás-os-Montes, desenvolvido pela Rota do Azeite e do Vinho de Trás os Montes, no Brasil.
José Luís Carneiro participou, a 26 de abril, numa iniciativa da Rota do Azeite e do Vinho de Trás os Montes, realizada na Câmara de Comércio Portuguesa, em São Paulo.
 A rota, que é composta por associados públicos e privados, promove a produção local de 40 pequenos e médios agricultores dos distritos de Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda e escoa a sua produção em 240 pontos de venda na cidade paulista. A sua internacionalização com base nas comunidades portuguesas tem sido apoiada pelo Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora, que funciona em articulação com a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas.
Estiveram presentes no evento o presidente da Federação das Câmaras de Comércio Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Sousa, a presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé, Berta Nunes, o presidente da Rota do Azeite e do Vinho de Trás os Montes, Jorge Morais e o Cônsul Geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.
O evento foi direcionado a operadores económicos e turísticos e serviu, também, para apresentar o projeto de promoção turística e de atração de investimento “Devolver o território à Diáspora”. Esta iniciativa prevê a disponibilização de terrenos e o apoio no licenciamento de investimentos em Trás os Montes. 
Em curso está, ainda, a criação de um empreendimento turístico direcionado para os lusodescendentes, sendo a sua gestão e exploração feita pelo hotel de Alfândega da Fé.
Em São Paulo, José Luís Carneiro participou ainda num encontro com a comunidade portuguesa, realizado na Casa de Portugal, num jantar integrado na Assembleia Geral da Câmara de Portugal e visitou o prefeito da cidade, que assumiu recentemente funções, Bruno Covas.

Exit mobile version