O Festival Eurovisão da Canção 2018, que este ano se realiza em Lisboa, está a ser visto em grande parte do mundo através da RTP Internacional.
A grande final realiza-se hoje, dia 12 de maio, onde estão a concurso os 26 países finalistas, nesta que é a 63.ª edição do Festival Eurovisão da Canção.
A RTP não esqueceu os emigrantes e está a transmitir o programa para vários países. Esta é a primeira vez que um país da Eurovisão está a transmitir o espetáculo nos seus canais internacionais.
“A RTP não vai transmitir apenas para Portugal. Vamos colocar na RTP África, na RTP Internacional para o continente europeu e para a Ásia. Para os EUA há temas de direitos que impedem que seja a RTP Internacional a fazê-lo”, afirmou Gonçalo Reis.
Além da transmissão da RTP Internacional, o concurso, que se realiza pela primeira vez em Portugal, está a ser também emitido pelas televisões dos 43 países concorrentes e também nos Estados Unidos da América (Viacom Logo TV), Cazaquistão (JSC Khabar), Kosovo (RTK), Austrália (SBS) e China (Mango TV).
China censurou tatuagens e casal gay na transmissão da primeira semifinal
A China não vota, mas pode assistir ao Festival Eurovisão da Canção. O serviço de transmissão online Mango TV emitiu a primeira semifinal do maior evento musical europeu, mas não sem antes editar o conteúdo, deixando as atuações da Irlanda e a Albânia fora da transmissão chinesa do certame musical.
A atuação da Albânia, conduzida por Eugent Bushpepa, foi “cortada” porque o protagonista tem tatuagens, algo viola as regras chinesas para as emissões televisivas.
Já Irlanda foi “cortada” da transmissão chinesa pelas referências LGBT da sua atuação. Ryan O’Shaughnessy partilhou o palco com dois dançarinos, um par romântico, que deram cor e movimento a “Together”.
Além destes dois cortes — que implicaram alguns ajustes também ao nível dos resumos das atuações e das reações à qualificação — foram ainda desfocadas bandeiras LGBT na audiência durante a atuação da Suíça.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta