O tradicional e único certame gastronómico ‘Sabores do Toiro Bravo’, realiza-se anualmente na vila de Coruche, e dedica-se essencialmente à promoção da carne de touro bravo.
A 15.ª edição deste evento gastronómico, onde a carne do toiro bravo é protagonista, realiza-se este ano de 27 de abril a 1 de maio, nas arcadas da Praça de Touros, onde são atraídas milhares de pessoas à vila de Coruche para desfrutarem desta iguaria única de origem protegida.
Durante os cinco dias do evento, terá a oportunidade de provar e saborear o melhor da gastronomia ribatejana nos seis restaurantes instalados na Praça de Touros de Coruche, onde são apresentados menus com diversas propostas gastronómicas de “fazer água na boca” aos apreciadores de boa carne: Cachaço de toiro bravo com grão e hortelã, bravo à lagareiro, espetada de lombo de vitela brava, miminhos de toiro bravo na telha. São eles O Farnel, O Choupo, A Tasca, Fonte de Pau, Jakim Girassol e Sabores de Coruche.
O certame recebeu no último ano uma menção honrosa na categoria “Melhor Gastronomia 2016”, nos Prémios de Turismo do Alentejo e Ribatejo, após a carne de toiro bravo ter conquistado, na União Europeia, o direito a ostentar a sigla DOP. Proveniente de animais que vivem em liberdade e se alimentam essencialmente do que lhes fornece a natureza, é mais escura, mais rija e de sabor mais intenso.
Além das degustações gastronómicas apresentadas, a feira de produtos locais e exposição do artesanato da região, são outros dos ingredientes a completar o evento, com destaque para as demonstrações de toureio, treinos de forcados, música tradicional, dança e atividades ligadas à tradição e cultura Coruchense.
Durante os dias 28 e 29 de abril, a exposição de Clássicos que engloba carros, motos e bicicletas ,vai decorrer no Centro de Exposições da vila, organizada pelos Clássicos de Coruche.
No terceiro dia do evento, 30 de abril, pelas 15h30, pode assistir à segunda edição do colóquio “Do campo para a mesa”, um debate moderado pelo jornalista Amílcar Malhó, sobre o estado atual do principal ingrediente do certame, um produto com “denominação de origem” nacional e europeia.
O painel de intervenientes vai contar com a presença de Olga Cavaleiro – Presidente da Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, João Santos Andrade – Presidente da Associação Portuguesa de Criadores de Toiros de Lide e João Cavaleiro Ferreira – Membro da Comissão Executiva da Entidade de Turismo do Alentejo e Ribatejo.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta