A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação portuguesa, Teresa Ribeiro, considerou São Tomé e Príncipe como um “importantíssimo destino da ação externa” do seu país.
Teresa Ribeiro esteve no arquipélago de São Tomé e Príncipe para uma visita de trabalho de três dias, durante a qual foi analisar com o governo são-tomense “o que é que pode ser melhorado, o que é que pode ser ajustado” no âmbito do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) assinado pelos dois países em 2016, mas cuja execução está praticamente estagnada.
A governante portuguesa teve ontem “um alargado leque” de encontros e reuniões de trabalho com as autoridades são-tomenses sobre a cooperação bilateral, acreditando que destes encontros sairão “todos beneficiados”.
Teresa Ribeiro, que regressa no sábado a Lisboa, tem prevista uma deslocação à Região Autónoma do Príncipe e espera durante a sua estada no arquipélago passar em revista “todos os compromissos comuns, as responsabilidades partilhadas” e ver em que ponto é que se está no programa de cooperação.
Educação, saúde, justiça, cooperação técnico-militar, cooperação técnico policial e capacitação institucional são áreas inscritas no PEC e vão ser revisitadas pela governante portuguesa e pelas autoridades de São Tomé e Príncipe.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta