Secretária de Estado dos Assuntos Europeus nos Açores para debater Futuro da Europa

A Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, vai participar, esta sexta-feira (19 de novembro), na 26ª Conferência dos Presidentes das Regiões Ultraperiféricas (RUP) da UE, em Ponta Delgada, nos Açores.

A intervenção da Secretária de Estado nesta conferência, que decorrerá no Centro Histórico e Documental da Autonomia, está agendada para as 10h30 (hora local).

As RUP são compostas pelas nove regiões ultraperiféricas da União Europeia — Açores, Madeira (Portugal), Canárias (Espanha), Guiana Francesa, Guadalupe, Martinica, Maiote, Reunião e Saint-Martin (França) — e a conferência constitui o evento anual de diálogo institucional das RUP com a Comissão Europeia e com os três Estados-Membros Portugal, Espanha e França.

Ana Paula Zacarias participa, no mesmo dia, pelas 17h00 (hora local), no evento da Conferência sobre o Futuro da Europa dedicado ao tema “O contributo da dimensão atlântica para a segurança internacional no contexto do papel da UE no mundo”. A conferência terá lugar no Salão Nobre do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, e será transmitida nas redes sociais do Ministério dos Negócios Estrangeiros e do Governo Regional dos Açores.

Além de Ana Paula Zacarias, participam também o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, o Deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes, e a Deputada à Assembleia da República Isabel Oneto. A apresentação e moderação da sessão será feita pela jornalista Dulce Bradford.

Este evento é coorganizado pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e pelo Governo Regional dos Açores e está integrado nas iniciativas da Conferência sobre o Futuro da Europa.

A Conferência sobre o Futuro da Europa é uma iniciativa conjunta do Parlamento Europeu, do Conselho e da Comissão que pretende dar voz ativa aos cidadãos nas questões que considerem mais relevantes para o futuro da União Europeia.

Exit mobile version