José Luís Carneiro visitou a comunidade portuguesa em Edmonton, cidade situada na província canadiana de Alberta.
O governante participou numa sessão de diálogo com a comunidade portuguesa, organizada pelo Consulado Geral de Portugal em Vancouver, em articulação com a Associação Portuguesa de Séniores e de Pioneiros, com o Centro Cultural Português Rio Lima e com a Associação Multicultural Luso-Canadiana.
José Luís Carneiro abordou aquelas que têm sido as políticas do governo para os portugueses residentes no estrangeiro e que passam pela qualificação e modernização dos serviços consulares e pela valorização das comunidades no plano cultural, cívico e empresarial.
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas destacou, também, o contributo vital dado pelas associações, e pelos cidadãos, a título individual, para a valorização dos vínculos entre a diáspora portuguesa e o país. Nesse contexto, «aplaudiu» o contributo de Amélia Alves, que fundou a primeira escola e a primeira associação portuguesa da cidade; mas também Emília de Carvalho e Alberto de Carvalho, autores do programa de rádio “Aguarela Portuguesa”, que celebra este ano 35 anos de existência. Os três cidadãos foram distinguidos com a Medalha de Mérito das Comunidades Portuguesas.
O dia terminou com o jantar comemorativo do 35.º aniversário do “Aguarela Portuguesa”, que juntou muitos membros da comunidade portuguesa em Edmonton, mas também cidadãos canadianos e de outros países de língua portuguesa, residentes naquela cidade.
Promoção do ensino da língua e cultura portuguesas
Na mesma visita foi também celebrado um Memorando de Entendimento entre a Universidade de Concórdia e o Camões, I.P., tendo como objetivo a promoção do ensino da língua e cultura portuguesas, bem como a mobilidade de docentes e estudantes no ensino universitário.
Esta instituição de ensino superior possui um Memorando de Entendimento no âmbito da mobilidade académica, com a Universidade do Porto. O acordo agora assinado permite estabelecer o contexto-quadro através do qual as partes possam o ensino e a divulgação da língua e cultura portuguesas; a mobilidade e a investigação de estudantes e professores com universidades portuguesas; e promover a Certificação das aprendizagens em língua portuguesa.
O memorando foi assinado pela cônsul-Geral de Portugal em Vancouver, Marta Cowling e pelo vice-presidente, responsável pelo pelouro das Relações Internacionais da Universidade de Concordia, Manfred Zeuch, na presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, e do presidente da Universidade de Concordia, Tim Loreman.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta