O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas iniciou ontem uma visita de sete dias aos Estados Unidos, prevendo encontros com professores de escolas onde alunos aprendem português em Nova Iorque, Nova Jérsia, Connecticut, Massachusetts e Califórnia.
Segundo um comunicado do gabinete do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, mais de 18 mil alunos aprendem português nos Estados Unidos, do pré-escolar ao secundário, com coordenação do Estado português.
Nesse sentido, a visita de José Luís Carneiro pretende promover o ensino superior português com sessões de esclarecimento nas passagens pelos vários estados.
O secretário de Estado vai ainda encontrar-se com lusodescendentes que exercem cargos políticos, considerados “um importante elemento de aproximação entre Portugal e os Estados Unidos da América”, lê-se no comunicado.
Ao todo, há 160 lusodescendentes eleitos para cargos a nível federal, estadual e local nos Estados Unidos.
Até dia 16, José Luís Carneiro vai encontrar-se com várias organizações e associações da comunidade portuguesa nos Estados Unidos.
Depois de ter estado ontem em Nova Iorque e Newark, no estado de Nova Jérsia, hoje segue-se Connecticut, com passagens por Suffolk, Hartford e Farmingville.
Domingo é dia de Boston, no Massachusetts, no dia 13 estará em Hudson e no dia 14 segue para a costa oeste, com passagem por São Francisco e Hilmar.
No dia 15, o secretário de Estado continua a visita na Califórnia, com passagens programadas por Santa Clara e San Jose, terminando no dia 16 em Sacramento.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta