Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Portuguese Times

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Março 3, 2021
139
Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

CPLP: Delegações finalizam discussão sobre projeto de Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

Março 3, 2021
139
3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

Março 3, 2021
141
navio patrulha oceânico Setúbal

O navio patrulha oceânico Setúbal partiu de Lisboa para missão de três meses no Golfo da Guiné

Março 3, 2021
139
Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Março 3, 2021
138
Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Março 3, 2021
132
Açores

Açores: Comissão Europeia aprova regime português de 15 milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas dos Açores no contexto da pandemia

Março 3, 2021
135
Maria Teresa Horta

Maria Teresa Horta vence prémio literário Correntes d’Escritas 2021

Março 3, 2021
140
Símbolos culturais de África, dezenas de embondeiros encontrados em Brasília

Brasil: Símbolos culturais de África, dezenas de embondeiros encontrados em Brasília

Março 2, 2021
131
caminho-de-ferro de Benguela

Angola: Empresa chinesa na corrida à concessão do caminho-de-ferro de Benguela

Março 2, 2021
136

Sefarditas britânicos procuram a segurança do passaporte português

Fevereiro 2, 2018
em Política
0
Sefarditas britânicos procuram a segurança do passaporte português

Os seus antepassados foram expulsos da Península Ibérica há 500 anos. Agora, os sefarditas do Reino Unido esperam que uma nova lei, além de reparar injustiças do passado, lhes possa garantir um futuro europeu apesar do ‘Brexit’. Há 500 anos, os judeus portugueses e espanhóis não foram apenas perseguidos e forçados ao exílio mas também obrigados pela inquisição a se converter. Seriam queimados na fogueira se não o fizessem
O número de judeus britânicos que requereram passaporte português aumentou 80 vezes – de 5 para 400 – desde que o “Leave” (partir) venceu o “Remain” (ficar) no referendo sobre a União Europeia, em 2016. Para salvaguardar os seus futuros direitos na UE, eles esperam beneficiar de uma lei recente que dá cidadania aos descendentes dos sefarditas expulsos no final do século 15.
Para Portugal, o decreto-lei (em vigor desde fevereiro de 2015 depois de alterações na lei da nacionalidade de 1981) constitui “a reposição de um direito”. Para Espanha, que aprovou legislação no mesmo sentido, trata-se de uma tentativa de “corrigir um erro histórico”.
Há 500 anos, os judeus portugueses e espanhóis não foram apenas perseguidos e forçados ao exílio, mas também obrigados pela inquisição a se converter ao catolicismo. Seriam queimados em praça pública se não o fizessem.
Dois judeus sefarditas do Panamá e um do Brasil foram os primeiros a se tornarem cidadãos portugueses, a 2 de outubro de 2015, ao abrigo da nova lei. Ela diz que “o Governo pode conceder a nacionalidade por naturalização, através da demonstração da tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objetivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente sobrenomes, idioma familiar, descendência direta ou colateral.”
Ganhar cidadania portuguesa é, sobretudo, uma forma de lidar com a incerteza gerada pelo “Brexit”. Embora não haja números precisos, estima-se que milhares de judeus sefarditas vivam no Reino Unido.
Michael Rothwell, da direção da Comunidade Israelita do Porto (encarregado da certificação dos requerentes juntamente com a Comunidade de Lisboa), recebeu “apenas cinco pedidos” antes do referendo e “mais de 400” a partir de junho de 2016, apenas nos dois meses que se seguiram à votação.
 
A miragem de Portugal e Espanha
“Acho que as pessoas estão nervosas e sentem que ter um passaporte da União Europeia pode ser uma vantagem, ainda que não estejam necessariamente com planos de se mudar para Portugal”, disse Rothwell. Ele declara não ter ficado nem um pouco surpreso: “Ter a cidadania de um país da UE pode ser vantajoso”.
Nos arquivos da Comunidade Sefardita dos Espanhóis e Portugueses de Londres, a diretora-executiva, Alison Rosen, também informa que existe um número crescente dos que indagam sobre a sua ascendência portuguesa ou espanhola. “O aumento é superior a cem por cento”, salientou.
“Assim que o Brexit venceu, assistimos a um aumento muito significativo dos pedidos, e esse aumento ainda se mantém. No passado, era uma meia dúzia, talvez um pedido por mês. Agora é um fluxo constante, com vários pedidos por semana.”
Na Espanha, por enquanto, a subida existe, mas não é tão acentuada como em Portugal, segundo a Federação das Comunidades Judaicas. Talvez porque os testes de língua exigidos pelo Governo de Madrid estejam empurrando os candidatos para a rota portuguesa.
O Reino Unido não figura entre os 10 principais países com candidaturas de judeus sefarditas entregues ao Governo espanhol. A lista é liderada pela Argentina, Israel, Venezuela. Estados Unidos e Canadá.
Gillie Traeger, auxiliar de educação, 45 anos, residente na área da Grande Londres, é uma das pessoas que pediram passaporte português. Para ela, a oferta de cidadania é um reconhecimento das suas raízes sefarditas e uma oportunidade de afirmação da sua identidade europeia, depois do “Brexit”.
 
Continuar europeu graças à lei lusa
“Entre os judeus da Inglaterra, existe um sentimento de orgulho por se pertencer a uma família judaica muito antiga”, afirma Gillie. “Historicamente, não me sinto apenas inglesa. Sinto que sou europeia e gostaria de continuar assim. Poder faze-lo é muito bom.”
Outro britânico descendente de judeus sefarditas, que pediu o anonimato, admitiu que a decisão de se candidatar à cidadania portuguesa é politica pragmática. “Assim que ouvi falar na lei portuguesa, disse para a minha mulher: ‘Se deixarmos a União Europeia, vou candidatar-me à cidadania portuguesa’. Estou de luto por causa do Brexit. Sou europeu, cosmopolita, e acho que todas as formas de nacionalismo são odiosas. Se olharmos para os séculos 19 e 20 e virmos o que o nacionalismo fez no mundo, isso não é uma coisa que nos deixe orgulhosos.”
Especialmente desagradável, no seu entender, foi a retórica dos debates entre os apoiadores do “Leave” e do “Remain”, marcada por ataques aos “odiosos estrangeiros”. “O meu pedido de cidadania portuguesa é em parte simbólico”, acrescenta. “Tanto é um protesto como o reconhecimento de uma herança cultural. Mas tem também o lado prático de me permitir viajar pela Europa sem ter de apresentar um passaporte não europeu.”
Yoram Zara, advogado israelense que representa judeus sefarditas em todo o mundo, observa que as razões para o aumento das candidaturas são claras. “Estão habituados a fazer parte da União Europeia e a usufruir de todos os privilégios e direitos inerentes. Perante a incerteza sobre o que vai acontecer nos próximos anos, é mais seguro ter um passaporte europeu, caso se pretenda viver, trabalhar, estudar ou se aposenta na UE. Ter passaporte português não os prejudica e pode lhes dar coisas que um passaporte britânico deixará de assegurar.”
Zara e Rothwell dizem que o interesse não se limita apenas ao Reino Unido. Ele também cresceu na Turquia, que acolheu muitos judeus sefarditas após a expulsão da Espanha e de Portugal.
Quinhentos anos depois, a comunidade judaica turca em declínio (cerca de 20 mil pessoas, a maioria residente em Istambul; chegou a ter 500 mil no período do império otomano) tem sido vítima de atentados (três israelitas foram mortos num atentado suicida em Istambul em março de 2016. Em 2002, seis tinham sido mortos em ataques de homens-bomba em duas sinagogas.
“Esta lei (em Portugal e na Espanha) surge num momento em que os judeus locais se sentem desconfortáveis com as tensões geradas pelas mudanças políticas na Turquia (onde o islamismo é cada vez mais a ideologia dominante)”, diz Rothwell, dirigente da Comunidade Israelita do Porto. 

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade
Deixe o seu comentário:
Partilhar16Tweet10EnviarEnviar
Anterior

O carnaval mais português de Portugal

Seguinte

Manuel Alegre recebe o Prémio Camões 2017 e ‘celebra o esplendor da Língua Portuguesa’

Artigos Relacionados

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país
Política

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Março 3, 2021
132

A Organização Internacional para as Migrações (OIM) registou, nos primeiros dois meses deste ano, 107 pedidos de retorno voluntário de...

portugaleu2021
Política

Turismo: Coordenação e cooperação entre Estados-Membros são essenciais para a recuperação do setor na Europa

Março 2, 2021
139

A necessidade de reforçar a coordenação entre os Estados-Membros em matérias com impacto no setor do Turismo e em setores...

Marta Santos Pais

Direitos humanos: Marta Santos Pais integra Comissão Internacional contra a Pena de Morte (CIPM)

Fevereiro 28, 2021
139
Claudia Salerno Caldera

Embaixadora da Venezuela junto da União Europeia considerada “persona non grata”

Fevereiro 28, 2021
138
estado de emergência

Covid-19: Parlamento autoriza renovação do estado de emergência até 16 de março

Fevereiro 27, 2021
142
Escuteiros

Escuteiros distinguidos com Prémio do Cidadão Europeu 2020

Fevereiro 27, 2021
131
Seguinte
Manuel Alegre recebe o Prémio Camões 2017 e ‘celebra o esplendor da Língua Portuguesa’

Manuel Alegre recebe o Prémio Camões 2017 e 'celebra o esplendor da Língua Portuguesa'

Democratas no Congresso pedem afastamento do lusodescendente Devin Nunes

Democratas no Congresso pedem afastamento do lusodescendente Devin Nunes

Entrevista

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Portuguese Times

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

CPLP: Delegações finalizam discussão sobre projeto de Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

navio patrulha oceânico Setúbal

O navio patrulha oceânico Setúbal partiu de Lisboa para missão de três meses no Golfo da Guiné

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Açores

Açores: Comissão Europeia aprova regime português de 15 milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas dos Açores no contexto da pandemia

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
Daniel Bastos

Jean Pina, de sonhador a promotor da solidariedade luso-francesa

Daniel Bastos
Pacto Ecológico Europeu – uma primeira avaliação

Tributo ao Jornal Mundo Português

Paulo Pisco

Mais Lidas

Joana Neves Cabeleireira Hairstyler Hairstylist hairdresser

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer

Forte de Elvas Portugal

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
10 001 noites em Ourém e Fátima

10 001 noites em Ourém e Fátima: Autarquia oferece estadias e descontos em restaurantes do concelho

Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo lançam campanha de apoio a produtores e restauração da região

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT