Semelhanças vulcânicas entre os assuntos em cimeira entre Canárias e Cabo Verde

Taken from an Airbus cockpit by the pilot

As semelhanças vulcânicas vão ser um dos assuntos abordados na cimeira entre Cabo Verde e Canárias, que acontece na segunda-feira no arquipélago espanhol, com a presença do primeiro-ministro cabo-verdiano.

A informação foi avançada pela embaixadora da Espanha em Cabo Verde, Maria Dolores Rios Peset, indicando que a reunião vai decorrer amanhã e contará com a presença do primeiro-ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva.

No mesmo dia, o chefe do Governo cabo-verdiano vai ter uma reunião de alto nível com o presidente das Canárias, e viaja para a ilha de Furteventura, já que Cabo Verde é o convidado de honra da Africagua 2021, uma feira sobre água e energias renováveis em África, mas promovida pelas Canárias a cada dois anos.

Segundo a embaixadora, durante a cimeira os responsáveis dos dois arquipélagos vão abordar as relações de cooperação, com destaque para as muitas coisas em comum.

E uma delas é o facto de terem vulcões ativos, como é o caso do da ilha do Fogo, que esteve em erupção entre finais de 2014 e início de 2015, e atualmente continua em erupção o vulcão de ‘Cumbre Vieja’, na ilha de La Palma.

“A relação não são somente as coisas culturais, comerciais, mas sobretudo geográficas também, a proximidade é muita em todos os sentidos”, enfatizou a diplomata espanhola.

Os arquipélagos vulcânicos das Canárias (Espanha) e de Cabo Verde, ambos próximos à costa africana, estão separados por menos de 1.500 quilómetros, mantêm fortes relações de proximidade, nomeadamente ao nível económico.

Os dois arquipélagos já assumiram anteriormente que pretendem retomar as reuniões de alto nível, que não se realizam desde o início da pandemia de covid-19.

A anterior cimeira entre o Governo de Cabo Verde e o Governo Regional das Canárias aconteceu em janeiro de 2018.

Exit mobile version