O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vão participar na apresentação, que decorre hoje no Consulado Geral de Portugal em Barcelona.
O novo Sistema Integrado de Funcionamento e Gestão Consular vai substituir a atual aplicação informática que serve toda a rede consular e que está em funcionamento há 18 anos, refere um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE).
O sistema assenta numa base de dados única, centralizada nos serviços informáticos do MNE, criando um número único de inscrição consular.
Segundo a mesma nota, a instalação do novo sistema vai ter duas fases: a primeira começa hoje e a segunda decorrerá durante o ano de 2018.
Com o novo sistema, os cidadãos só terão de fazer uma inscrição consular, mesmo que mudem de localidade ou de país, e vão demorar menos tempo no atendimento, aceder aos serviços consulares por via da simples indicação do número do cartão de cidadão, fazer o agendamento online e receber informações úteis sobre o posto e os seus documentos pessoais, explica o ministério.
Na segunda fase de implementação do projeto, os utentes passarão a poder aceder à ficha de inscrição, pagar os respetivos emolumentos, receber a documentação pedida por via postal e realizar, por via remota, atos consulares que não necessitem de presença física.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta