O site francês Vice Sports fez uma reportagem sobre a “melhor claque portuguesa”.
De acordo com o portal, os White Angels – associados ao Vitória de Guimarães – são considerados a melhor claque a nível nacional. Quando questionado pelo site gaulês, Marco Talina, vice-presidente dos ultras, explicou a razão por detrás do grande apoio que o emblema vimarense tem vindo a receber ao longo dos anos.
“Guimarães tem uma história. Esta é a primeira capital do país. Tudo isto deu origem a um regionalismo secular que tem sido passado de geração em geração, de pai para filho. Costumamos dizer que somos vimaranenses primeiro e depois portugueses”, afirmou.
“Ser adepto do Vitória é tão natural quanto o amor que sentimos pela história da cidade. Esta exceção não se repete em outras partes do país”, revelou.
Em última instância, Marco Talina confessou que em Portugal não existe afeto pela equipa regional… apenas quando enfrenta uma onda de vitórias.
“Os portugueses são apegados à sua terra, à sua cidade natal, mas quando se trata de futebol, essa dependência desaparece. No futebol, não existe uma cultura de pertença, apenas a das vitórias. Há também outros fatores sociais e económicos que ajudam a explicar esta falta de cultura local, mas, essencialmente, o português gosta de estar no lado vencedor”, concluiu.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta