Dois portugueses tentaram duas vezes seguidas passar a fronteira de Genebra, para não pagar direitos de importação sobre a carne que transportavam. Após as duas tentativas tentaram passar de autocarro e foram novamente controlados.
Dois portugueses de 44 e 50 anos transportavam cerca de 20 quilos de carne num veículo com matrícula francesa para regressar a casa no lado de Genebra. Foram controlados no posto de fronteira de Mategnin, em Meyrin (GE), pela primeira vez e multados por não terem declarado as suas mercadorias. Tendo recusado pagar o imposto, alegaram regressar ao lado francês com sua carne, sábado, 16 de janeiro.
Na verdade, eles não desistiram, 45 minutos depois, tentaram passar no posto fronteiriço de Ferney-Voltaire, a poucos passos de distância. Mas outros funcionários da Administração Federal Aduaneira (AFD) intercetaram-nos novamente. Os dois homens foram outra vez multados e novamente recusaram-se a pagar os impostos devidos. Fingiram novamente regressar, e garantiram que ficariam em França.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta
Na verdade, um deles decidiu transportar os 19,8 quilos de carne de autocarro enquanto o seu compatriota dirigia o veículo sozinho. Os dois encontraram-se no lado suíço, onde uma patrulha da AFD os intercetou e foram multados pela terceira vez e terminando com a mercadoria confiscada.