O técnico português de 51 anos, Paulo Sousa, assinou contrato com o “Rubro-Negro” por dois anos. O treinador estava no comando da Seleção da Polónia e desvinculou-se para treinar o clube brasileiro na temporada de 2022.
Paulo terá pela frente as disputas do Campeonato Carioca, Supertaça do Brasil, Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil.
“Será um orgulho e satisfação representar um clube com a grandeza incomparável do Flamengo. É hora de trabalharmos muito para darmos alegrias, títulos e aproximarmos os mais de 40 milhões de adeptos em torno da equipa. Jogaremos juntos. Saudações rubro-negras”, declarou Sousa, num vídeo divulgado pela equipa carioca.
No anúncio, o clube destacou o percurso de Paulo Sousa, referindo que foi um grande jogador português e fez parte da seleção nacional campeã da Copa do Mundo Sub-20 em 1989. Após se reformar, iniciou a carreira como técnico da Seleção de Portugal Sub-16 entre 2005 e 2008.
A primeira experiência do técnico português em clubes foi no Queens Park Rangers, da Inglaterra, em 2008. O treinador também passou por Swansea (2009) e Leicester (2010) no futebol inglês.
Além das passagens de Paulo pelo Maccabi Tel Aviv – Israel (2013), pelo Basel – Suíça (2014), pela Fiorentina – Itália (2015) e Bordeaux – França (2019).
Para além do técnico português, outros seis nomes irão formar a nova comissão técnica rubro-negra, entre eles Manuel Cordeiro (auxiliar técnico), Victor Sanchez (auxiliar técnico), Paulo Grilo (treinador de goleiros), António Gomez (preparador físico), Lluis Sala (preparador físico) e Cosimo Cappagli (analista).
Sousa não era a primeira opção do Flamengo, que tentava trazer de volta o português Jorge Jesus, mas as negociações não avançaram já que Jesus declarou “querer cumprir o contrato que tinha com o Benfica”.
O Benfica acabou por anunciar a saída de Jesus na última terça-feira (28), por “mútuo acordo”. Nessa altura, o Flamengo já tinha acertado com Sousa, embora muitos adeptos, pelas redes sociais, ainda desejassem uma reviravolta e um acerto entre Flamengo e JJ.
Sousa assume o Flamengo em substituição de Renato Portaluppi, demitido após a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras, na final da Libertadores, no Centenário, em Montevidéu (Uruguai).
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta