Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
    • Desporto
    • Política
    • Geral
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
    • Desporto
    • Política
    • Geral
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Parlamento da Madeira vai pedir inconstitucionalidade de alíneas do Programa Regressar

Parlamento da Madeira vai pedir inconstitucionalidade de alíneas do Programa Regressar

Maio 19, 2022
128
Portugal assinala no Brasil Dia Mundial do Vinho com enólogos radicados no país

Portugal assinala no Brasil Dia Mundial do Vinho com enólogos radicados no país

Maio 19, 2022
128
Secretário de Estado das Comunidades preocupado com portugueses em situação de vulnerabilidade na Venezuela

Secretário de Estado das Comunidades preocupado com portugueses em situação de vulnerabilidade na Venezuela

Maio 19, 2022
128
Remessas dos emigrantes caem 0,9% em março

Remessas dos emigrantes caem 0,9% em março

Maio 19, 2022
128
Brasil: Eleições de outubro vão contar com mais de 100 observadores internacionais

Brasil: Eleições de outubro vão contar com mais de 100 observadores internacionais

Maio 19, 2022
128
Açores acolhem rodagem de série portuguesa “Rabo de Peixe” para a Netflix

Açores acolhem rodagem de série portuguesa “Rabo de Peixe” para a Netflix

Maio 19, 2022
128
Conheça os principais canais que podem ser usados para conquistar novos clientes e impulsionar o seu negócio

Conheça os principais canais que podem ser usados para conquistar novos clientes e impulsionar o seu negócio

Maio 19, 2022
128
Mais de 200 futebolistas vítimas de imigração ilegal em Portugal

Mais de 200 futebolistas vítimas de imigração ilegal em Portugal

Maio 18, 2022
128
10 de junho em Macau aproveita “prata de casa” em contexto de pandemia

10 de junho em Macau aproveita “prata de casa” em contexto de pandemia

Maio 18, 2022
128
Açoriano faz comédia em português nos Estados Unidos com referências da Terceira

Açoriano faz comédia em português nos Estados Unidos com referências da Terceira

Maio 18, 2022
128
blank

‘Temos uma dívida de gratidão para com os nossos emigrantes’

Novembro 11, 2017
em Economia
0
‘Temos uma dívida de gratidão para com os nossos emigrantes’

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa sublinhou, na tomada de posse do novo executivo camarário, que a principal preocupação do próximo executivo será “uma política de procura de resolução dos problemas das populações na sua vida quotidiana”. Em entrevista à PORT.COM deu a conhecer os motivos e expetativas para a cidade de Viana do Castelo ao receber o II Encontro de Investidores da Diáspora.
Considera a realização do II Encontro de Investidores da Diáspora em Viana do Castelo uma mais-valia na concretização do plano camarário para os próximos quatro anos? 
Naturalmente que sim. A Câmara Municipal de Viana do Castelo tem tido uma ação de contactos permanentes com a nossa comunidade da diáspora em diversos países e esta oportunidade que a Secretaria de Estado das Comunidades nos proporcionou irá permitir que possamos mostrar aquilo que se está a fazer em Viana do Castelo, mas também abrir uma janela de oportunidades para a região, em especial para os dez municípios do Alto Minho. Este encontro vai reforçar aquilo que Viana do Castelo tem vindo a fazer, mas também de podermos estar mais presentes nas intenções de investimento e na cooperação com muitos portugueses que estão fora.
 
A autarquia tem um GAE (Gabinete de Apoio ao Emigrante). Como se tem processado a atividade deste Gabinete no apoio e facilidades aos emigrantes locais e resultados obtidos? 
Nós já temos este gabinete há alguns anos e tem sido muito importante sobretudo na informação fiscal e dos direitos dos nossos emigrantes, mas também tem funcionado como orientação para alguns investimentos ao podermos apresentar a interessados as oportunidades que têm aqui no concelho e o pacote de incentivos que temos. O balanço que faço é muito positivo e penso que é um instrumento muito importante, mesmo nesta questão da dinamização das atividades económicas e na informação a quem está fora e que por vezes não conhece algumas realidades administrativas, por vezes complexas, dos nossos concidadãos. É um balanço muito positivo e que eu acho que é um instrumento muito necessário para este apoio que temos dado a particulares e empresas.
 
Na tomada de posse do Executivo camarário referiu a criação de uma plataforma tecnológica para os emigrantes. De que se trata e que objetivos pretende alcançar? 
O que tenho sentido nos contactos permanentes com a nossa comunidade é que há uma relação muito forte deles com a nossa terra. Mas acho que devemos aproveitar as facilidades da tecnologia atual para criar condições para que possam, através do seu computador ou do seu portátil ou telefone, estar em contacto permanente com o seu concelho e com a sua cidade. O que vamos criar é uma plataforma eletrónica para que quem está lá fora na diáspora tenha acesso a informações da Câmara e possa contactar a Câmara e as Juntas de Freguesia, mas possa também conhecer alguns eventos e algumas realidades que se passam no concelho. Através dos meios de tecnologia é possível estar a ver eventos culturais, podem partilhar eventos desportivos e que possam também participar na vida da cidade e do concelho. Este é um desafio que eu lancei porque, como sabe, nos últimos anos partiram muitos jovens e que têm relações afetivas com instituições, que partilham projetos com associações culturais e desportivas no concelho e, por isso, acho que esta plataforma tecnológica vai permitir que eles continuem mais ligados à sua terra e também a participar na vida da própria cidade e do concelho.
 
Sendo Viana uma cidade de tradições bem vincadas e com uma oferta turística relevante, considera este Encontro uma plataforma de lançamento do Turismo local junto da Diáspora, fazendo de cada português um Embaixador da cidade junto das comunidades onde estão inseridos e também nos países de acolhimento? 
Como nós sabemos, hoje a nossa comunidade está muito integrada nos diversos países onde vive e são ótimos promotores e embaixadores daquilo que é o potencial de Viana do Castelo, do Alto Minho e de Portugal. Estou certo que este encontro vai também aprofundar esse conhecimento e dar a conhecer muito potencial na área do turismo, do investimento e é uma oportunidade de dar a conhecer a nossa cidade, o concelho e o Alto Minho.
 
A presença e intervenções de alguns Ministros e de vários Secretários de Estado, bem como de agências, institutos e organismos oficiais que, no plano interno, tutelam domínios relevantes em matéria de investimento em Portugal e internacionalização de empresas, testemunham o interesse e adesão que, no plano institucional, suscita a iniciativa deste evento. Como reconhece este apoio? 
Estive presente no primeiro encontro em Sintra e fiquei muito bem impressionado com a organização e com a presença não só dos membros do Governo, mas também da presença de diversos organismos. Estas presenças de organismos e instituições relacionadas com investimento estrangeiro são muito importantes para elucidarem os nossos conterrâneos daquilo que são os instrumentos disponíveis para que, no caso de haver necessidade de intercâmbios económicos e mesmo de negócio em Portugal, eles possam conhecer as soluções e grandes opções do Governo como a reabilitação urbana, a economia, o turismo. Para os nossos empresários que estarão presentes nesta sessão, é também um momento importante para poderem conhecer mais em detalhe alguns desses processos e podermos fazer operações conjuntas daquilo que são oportunidades de investimentos. O Governo aqui neste encontro tem estado ao mais alto nível o que demonstra a sua perspetiva em relação ao potencial de investimento em Portugal dos empresários e investidores portugueses residentes no estrangeiro.
 
Os Municípios, como agentes e polos catalisadores de atração e geradores de internacionalização de empresas de base regional, têm um papel importante na captação de investimentos. Que infraestruturas e que programas dispõe a Autarquia para atrair investimentos para exploração de eventuais parcerias de negócio com empresas locais ou a constituir? 
Nós temos um Gabinete de Apoio ao Investidor, temos o nosso Gabinete de Apoio ao Emigrante, mas acima de tudo podemos, através da presença dos nossos conterrâneos, mostrar aquilo que são atividades em desenvolvimento, sectores de grande oportunidade de investimento e, acima de tudo, proporcionar às empresas portuguesas do território nacional parcerias com outras empresas portuguesas que estão lá fora. O trabalho que vamos desenvolver aqui são momentos de contacto para que possa haver troca de opiniões, de informações e que se possam preparar futuros negócios. Esse é, de facto, o nosso propósito para trabalhar.
Mais. Nós temos aqui parques empresariais, incubadoras tecnológicas e aceleradoras que vamos mostrar, criando uma montra onde estejam todas as valências que temos e, naturalmente, a partir daí, os nossos empresários, poderão criar contactos. Temos também programas de apoios e incentivos e ainda de isenções de taxas municipais e cuja informação iremos também disponibilizar.
 
A expressão económica da Diáspora e dimensão do mercado que representa como origem e destino, a um tempo, de investimento e internacionalização, permite um maior conhecimento da região por parte dos agentes económicos portugueses residentes no exterior e do seu capital de influência nas sociedades de acolhimento e junto dos respetivos decisores políticos e económicos. A Autarquia tem algum plano de ação para comunicar e promover a sua região junto deste alvo? 
Estamos, no início deste mandato, e anunciei isso mesmo na tomada de posse, a promover a internacionalização da cidade e do concelho. Este trabalho vai ser feito em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho. Já falei com os meus colegas recentemente eleitos que vão estar presentes e a ideia é que a própria CIM Alto Minho também estabeleça pontes para promover nas comunidades o potencial do Alto Minho para que também beneficie destas oportunidades de investimento e este conhecimento mútuo entre investidores portugueses que estão cá e investidores que estão lá fora.
 
No fenómeno do associativismo económico, realidades alcançadas e metas a atingir é desejável que o potencial da Diáspora possa gerar fórmulas locais inovadoras e comprometidas de convergência empresarial enquanto instrumentos de defesa de interesses e objetivos próprios e também de promoção das relações bilaterais económicas e de investimento com Portugal. Que expetativas prevê após a realização deste Encontro?
As melhores. Antes de mais, estamos muito gratos pelo facto de a Secretaria de Estado das Comunidades ter escolhido Viana do Castelo para este segundo encontro. É de facto uma grande oportunidade para cidade, para a região e para todo o Alto Minho. Estamos com as expectativas no máximo. Primeiro para acolhermos bem aqueles que nos vão visitar e Viana do Castelo tem essa tradição de receber bem. E, em segundo lugar, de criarmos as condições para que possam levar uma boa impressão e possam conhecer a nossa cidade e o nosso distrito. Estou certo que através deste encontro, promoveremos muitas parcerias e negócios mútuos, quer para as empresas que estão em Viana do Castelo, quer para as que estão em todo mundo.
 
Gostava ainda de aproveitar para deixar uma mensagem aos conterrâneos que estão na diáspora e que serão bem acolhidos em Viana do Castelo em férias ou em negócio. Temos uma dívida de gratidão para com os nossos emigrantes porque são autênticos embaixadores do nosso país, da nossa língua e da nossa cultura.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade
Deixe o seu comentário:
Partilhar16Tweet10EnviarEnviar
Anterior

‘Temos uma dívida de gratidão para com os nossos emigrantes’

Seguinte

Mais de 20 empresas portuguesas na Feira Internacional de Cabo Verde

Artigos Relacionados

Remessas dos emigrantes caem 0,9% em março
Economia

Remessas dos emigrantes caem 0,9% em março

Maio 19, 2022
128

As remessas dos emigrantes caíram 0,9% em março, para 268,1 milhões de euros, enquanto as verbas enviadas pelos estrangeiros em...

EDP vai fornecer energia solar em unidades da Faurecia na Europa, Ásia e Estados Unidos
Economia

EDP vai fornecer energia solar em unidades da Faurecia na Europa, Ásia e Estados Unidos

Maio 18, 2022
128

A EDP fechou um acordo para instalar até 100 megawatts-pico (MWp) de energia solar distribuída em unidades da Faurecia na...

Turismo externo contribui para Portugal ter a maior projeção de crescimento na UE em 2022

Turismo externo contribui para Portugal ter a maior projeção de crescimento na UE em 2022

Maio 17, 2022
128
Regime fiscal português ajuda a aumentar interesse dos nómadas digitais

Regime fiscal português ajuda a aumentar interesse dos nómadas digitais

Maio 16, 2022
128
TAP propõe redução do corte salarial aos pilotos em troca de mais flexibilidade

TAP propõe redução do corte salarial aos pilotos em troca de mais flexibilidade

Maio 15, 2022
128
João Rendeiro encontrado morto na prisão

João Rendeiro encontrado morto na prisão

Maio 13, 2022
128
Seguinte
Mais de 20 empresas portuguesas na Feira Internacional de Cabo Verde

Mais de 20 empresas portuguesas na Feira Internacional de Cabo Verde

Luso-americanos derrotados e vencedores em eleições em Nova Iorque

Luso-americanos derrotados e vencedores em eleições em Nova Iorque

Idioma

Destaque

Entrevista: Incanha Intumbo – Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa
Destaque

Entrevista: Incanha Intumbo – Diretor Executivo do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

Homenagem à Ucrânia
Destaque

Homenagem à Ucrânia

Siga-nos nas redes sociais

Edição Online – Leitura Grátis

Opinião

blank

O novo Governo, a língua portuguesa e a comunicação social na diáspora

Abílio Bebiano
Pedro Rupio

Uma reflexão sobre os 50 aos da criação da rede oficial do EPE- Ensino de Português no Estrangeiro

Pedro Rupio
blank

A importância da comemoração do Dia Internacional da Língua Portuguesa no âmbito da CPLP

Zacarias da Costa
blank

As políticas de língua têm de ser levadas a sério

José Cesário
blank

China, a última fronteira!

Sofia Linhares e Isolda Brasil
blank

John dos Passos: Um renomado escritor luso-americano no orgulho das suas raízes

Daniel Bastos
blank blank blank

Receber Revista Digital (grátis)

blank

 

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

blank blank blank

Destaques

Parlamento da Madeira vai pedir inconstitucionalidade de alíneas do Programa Regressar

Parlamento da Madeira vai pedir inconstitucionalidade de alíneas do Programa Regressar

Maio 19, 2022
128

Portugal assinala no Brasil Dia Mundial do Vinho com enólogos radicados no país

Portugal assinala no Brasil Dia Mundial do Vinho com enólogos radicados no país

Maio 19, 2022
128

Secretário de Estado das Comunidades preocupado com portugueses em situação de vulnerabilidade na Venezuela

Secretário de Estado das Comunidades preocupado com portugueses em situação de vulnerabilidade na Venezuela

Maio 19, 2022
128

Remessas dos emigrantes caem 0,9% em março

Remessas dos emigrantes caem 0,9% em março

Maio 19, 2022
128

Brasil: Eleições de outubro vão contar com mais de 100 observadores internacionais

Brasil: Eleições de outubro vão contar com mais de 100 observadores internacionais

Maio 19, 2022
128

Açores acolhem rodagem de série portuguesa “Rabo de Peixe” para a Netflix

Açores acolhem rodagem de série portuguesa “Rabo de Peixe” para a Netflix

Maio 19, 2022
128

Conheça os principais canais que podem ser usados para conquistar novos clientes e impulsionar o seu negócio

Conheça os principais canais que podem ser usados para conquistar novos clientes e impulsionar o seu negócio

Maio 19, 2022
128

blank blank blank

Mais Lidas

Brasil: Eleições de outubro vão contar com mais de 100 observadores internacionais

Brasil: Eleições de outubro vão contar com mais de 100 observadores internacionais

Maio 19, 2022
128

Remessas dos emigrantes caem 0,9% em março

Remessas dos emigrantes caem 0,9% em março

Maio 19, 2022
128

Açoriano faz comédia em português nos Estados Unidos com referências da Terceira

Açoriano faz comédia em português nos Estados Unidos com referências da Terceira

Maio 18, 2022
128

Portugal poderia “fechar amanhã torneira do gás ou petróleo russo”

Portugal poderia “fechar amanhã torneira do gás ou petróleo russo”

Maio 16, 2022
128

Secretário de Estado das Comunidades preocupado com portugueses em situação de vulnerabilidade na Venezuela

Secretário de Estado das Comunidades preocupado com portugueses em situação de vulnerabilidade na Venezuela

Maio 19, 2022
128

blank blank blank

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Destaque
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
    • Desporto
    • Política
    • Geral
  • Lusofonia
    • África do Sul
    • Angola
    • Brasil
    • Cabo Verde
    • Guiné-Bissau
    • Macau
    • Moçambique
    • São Tomé e Príncipe
    • Timor-Leste
  • Mundo
  • Economia
  • Cultura
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT
Translate »
Go to mobile version