O jovem açoriano de 12 anos, é o primeiro português a conquistar uma medalha nos mundiais de ginástica aeróbica. O ginasta português ganhou o ouro com recorde de pontos.
Tomás Amaral, natural de São Miguel, venceu a Competição Mundial Por Grupos de Idade de Ginástica Aeróbica, na categoria Individual Masculino, no escalão Juvenil.
A competição, que se disputou no Pavilhão Multiusos de Guimarães, viu o jovem ginasta conquistar 19.650 pontos, um recorde naquele escalão. Tomás Amaral é atleta no Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada e ficou à frente do russo Damir Manafov (19.400 pontos) e do romeno Leonard Manta (19.200 pontos).
O presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, felicitou o atleta através de uma mensagem enviada ao Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada e publicada na página do Governo Regional.
«A excelente prestação do Tomás Amaral neste Campeonato do Mundo de Ginástica Aeróbica resulta, em primeiro lugar, do seu mérito, do seu trabalho e da sua dedicação a esta modalidade, mas também se deve ao elevado nível da formação ministrada pelo Clube de Atividades Gímnicas de Ponta Delgada, como provam os vários títulos nacionais e internacionais já arrecadados», afirmou Vasco Cordeiro.
Alexandra Barroso diz que, após 25 anos de treinadora, sente «uma felicidade imensa e uma realização pessoal incomensurável».
«É um sonho concretizado para os ginastas, treinadores, familiares, clube, região Açores e para o país. Hoje [domingo] sentimos uma imensidão de emoções que só me faz ficar grata por tudo. Tantas horas de treino e dedicação foram enaltecidas pelos resultados históricos. Agradeço profundamente à Federação de Ginástica de Portugal, câmara de Guimarães e ao governo Regional dos Açores pelo apoio ao Desporto», realçou a treinadora.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta