O antigo candidato à Presidência da República, António Sampaio da Nóvoa, afirmou que o papel de Macau é ‘decisivo e central para o futuro de Portugal’ uma vez que tem um papel importante na projeção da língua portuguesa no mundo.
O título de professor honorário foi entregue a Sampaio da Nóvoa pelo Instituto Politécnico de Macau, local que vai receber durante os próximos dias um conjunto de conferências sobre o ensino da língua portuguesa.
O ex-reitor da Universidade de Lisboa considerou que receber este título da instituição que mais “contribui para a difusão da língua portuguesa na China” tem um sabor especial. “Quem pensa em Portugal no mundo, não pode deixar de pensar na língua. O trabalho que se faz em Macau é decisivo e central para o futuro do nosso país”, sublinhou.
O professor honorário do IPM realça ainda que os laços e as tradições entre Macau e Portugal só fazem sentido se “projetadas no futuro”. Por essa razão, comprometeu-se a reforçar os vínculos entre as instituições dos dois territórios.
A conferência “Diálogos Contemporâneos” organizada pela a Escola Superior de Línguas e Tradução do IPM, realiza-se esta semana, nos dias 23 e 24 de abril, com o objetivo de definir o ensino da língua como um dos vetores fundamentais do plano estratégico, bem como conhecer o pensamento e a ação de investigadores de referência.
Durante dois dias, especialistas em tradução e interpretação portugueses irão debater “linhas de atuação para melhorar a formação integral e específica” dos estudantes da língua.
Hoje (dia 24 de abril), a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima profere a conferência de encerramento, sob o tema “Para um diálogo global: o ensino das línguas e o lugar da literatura”.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta