O ‘Round Trip Without Sleep’ foi desenvolvido pela empresa portuguesa Optimizer, em parceira com o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
A Transdev estreou recentemente um sistema inovador que previne o sono e a fadiga dos seus profissionais. Em Aveiro, os motoristas da AveiroBus foram os primeiros a testar este sistema de prevenção de acidentes, que os alerta para a necessidade de parar e descansar.
Em comunicado, Jorge Machado, gestor de qualidade, ambiente e segurança da Transdev, refere que “pela primeira vez a nível mundial será aplicada ao setor dos transportes uma solução tecnológica capaz de identificar o sono e a fadiga precocemente, ou seja, cinco a dez minutos antes de a pessoa apresentar manifestações fisiológicas daqueles sintomas, o que constitui um avanço extremamente importante em matéria de segurança rodoviária”.
O sistema funciona a partir da utilização de uma pulseira que mede em tempo real e monitoriza de forma contínua a temperatura corporal, o espaçamento dos batimentos cardíacos e a humidade da pele do condutor, identificando alterações nos padrões de vigília. O sinal de aviso é feito através da vibração da própria pulseira e da emissão de um sinal de alerta para um dispositivo móvel antes de o condutor revelar sintomas de sonolência ou cansaço.
Jorge Machado sublinha que “o sono e a fadiga dos condutores têm como consequências fisiológicas o deficit de atenção, reações mais lentas e uma menor capacidade de decidir corretamente. Se pensarmos que, a uma velocidade de 120 Km/h, um micro sono de apenas 3 segundos implica percorrer uma distância de 100 metros, a possibilidade de prever a aparição destes sintomas pode revelar-se fundamental para evitar acidentes”.
O mesmo responsável assegura que “A adoção deste sistema vai garantir uma maior segurança rodoviária, assim como vai permitir aos motoristas melhorar o planeamento das suas viagens e diminuir custos operacionais, garante o mesmo responsável. “Nos próximos dias, além dos motoristas da rede AveiroBus, vamos também contar com a aplicação do mesmo sistema em alguns serviços em linhas de longo curso a nível nacional”, conclui.
Além deste sistema, a Transdev, em parceria com a Optimizer e o IPCA, tem planos para a realização de um estudo com vista a analisar padrões de sono, fadiga e stress dos motoristas, a partir dos quais se poderão retirar conclusões sobre quais as linhas e horários que mais stressam ou cansam os condutores.
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