O vencedor do Prémio Museu Europeu do Ano 2017 será anunciado em maio, em Zagreb (Croácia).
O Museu do Dinheiro, o Museu Municipal de Leiria e o NewsMuseum são os três nomeados portugueses que integram a lista de 46 espaços museológicos candidatos ao Prémio Museu Europeu do Ano 2017, tendo sido escolhidos por um júri internacional.
Situado na baixa pombalina, o Museu do Dinheiro é tutelado pelo Banco de Portugal, com 1.200 objetos e experiências interativas que conta a história do dinheiro.
O NewsMuseum abriu a 25 de abril deste ano no centro histórico de Sintra, nas instalações do antigo Museu do Brinquedo, e tem-se assumido como uma janela aberta para o mundo dos Media e da Comunicação, e para o impacto destes na sociedade, recorrendo a uma forte componente digital e tecnológica.
O Museu Municipal de Leiria – cuja origem remonta a 1917, com a criação do Museu Regional de Obras de Arte, Arqueologia e Numismática de Leiria – foi inaugurado em 2015, com um conteúdo que enquadra o acervo do antigo museu, as coleções artísticas municipais e a reserva arqueológica.
Entre os 46 museus europeus nomeados estão, por exemplo, o Ragnarock, dedicado à cultura pop-rock, em Roskilde (Dinamarca), o Museu do Futebol da Alemanha, em Dortmund, o Museu da Emigração, em Gdynia (Polónia), e o Museu do Primeiro Presidente da Rússia, Boris Yeltsin, em Yekaterinburg (Rússia).
O vencedor deste prémio, considerado o mais pretigiado da Europa na área da museologia, vai suceder ao Polin – Museu da História dos Judeus Polacos.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta