O turismo aumentou este ano na Albufeira de Castelo de Bode, no Centro do país, entre 30% a 50% em busca do “pedaço português de céu”, um mar de água doce com 60 quilómetros de extensão embrulhado na natureza.
A pandemia da covid-19 levou este ano muitos portugueses a “fugir” do vírus e a fazer férias em locais mais isolados e aquela barragem foi um dos locais eleitos.
«Este ano temos tido uma procura muito grande que resulta do interesse por destinos menos massificados e estimamos um aumento global da procura na região na ordem dos 30% a 50%, para uma capacidade de alojamento que andará na ordem dos 85% a 90%, embora alguns tenham lotação esgotada», disse à agência Lusa o presidente da Associação dos Empresários de Turismo do Castelo de Bode (AETCB).
Para Jorge Rodrigues, a Albufeira de Castelo de Bode continua a ser «um dos locais mais preservados e, ao mesmo tempo, mais surpreendentes» do Centro do país, com «60 quilómetros de plano de água em linha reta e uma albufeira plena de cantos e recantos para desfrutar e descobrir».
Criada em 2017, a AEACB representa 28 empresas do setor turístico e pretende «manter e aumentar a qualidade da oferta num ambiente de pura natureza».
«Potenciar sinergias para um trabalho em rede para criar um produto global muito mais atrativo» ao nível das várias ofertas existentes no território, desde a animação às atividades náuticas, aos restaurantes e alojamentos, praias fluviais, guias turísticos e outros, é outro dos objetivos, precisou o responsável.
«Este é um plano de água muito apetecível e, com o enquadramento único de Castelo de Bode, é possível manter a qualidade ambiental e, ao mesmo tempo, criar riqueza na região e potenciar o território através do que tem de mais genuíno, como as aldeias tradicionais, a gastronomia e os vinhos, a história o património, enfim, a qualidade de vida que aqui se respira», destacou Jorge Rodrigues.
Um dos próximos passos a dar pelas empresas que desenvolvem atividades turísticas na albufeira da barragem «passa pela certificação do Castelo de Bode como destino sustentável», um selo da Biosphere Portugal que certifica a qualidade da gestão das unidades ao nível ambiental, cultural e económico.
A oferta turística na envolvente da albufeira, apesar de limitada, é diversificada, com espaços de alojamento destinados a um público de classe média e alta, mas também com um parque de campismo em Castelo do Bode, em Martinchel, no concelho de Abrantes, além dos hotéis e alojamentos nas cidades e vilas circundantes, como Abrantes, Tomar, Ferreira do Zêzere, Sardoal, Sertã, Vila de Rei, e outras localidades.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta