Comunidades Lusófonas
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos
Sem Resultafos
Ver tudo
Comunidades Lusófonas - Notícias de Portugal e Lusofonia
Sem Resultafos
Ver tudo
Portuguese Times

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Março 3, 2021
130
Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

CPLP: Delegações finalizam discussão sobre projeto de Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

Março 3, 2021
139
3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

Março 3, 2021
140
navio patrulha oceânico Setúbal

O navio patrulha oceânico Setúbal partiu de Lisboa para missão de três meses no Golfo da Guiné

Março 3, 2021
139
Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Março 3, 2021
136
Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Março 3, 2021
132
Açores

Açores: Comissão Europeia aprova regime português de 15 milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas dos Açores no contexto da pandemia

Março 3, 2021
135
Maria Teresa Horta

Maria Teresa Horta vence prémio literário Correntes d’Escritas 2021

Março 3, 2021
138
Símbolos culturais de África, dezenas de embondeiros encontrados em Brasília

Brasil: Símbolos culturais de África, dezenas de embondeiros encontrados em Brasília

Março 2, 2021
131
caminho-de-ferro de Benguela

Angola: Empresa chinesa na corrida à concessão do caminho-de-ferro de Benguela

Março 2, 2021
136

Turismo Doméstico: O que acham os Baby Boomers, a Geração X e os Millennials?

Janeiro 13, 2021
em Turismo e Viagens
0
Castelo de Almourol

Um estudo sobre as preferências de turistas domésticos de diferentes gerações, realizado por investigadores da Universidade de Coimbra (UC) e do Instituto Politécnico de Viseu (IPV), pode ser uma importante mais-valia para promotores e gestores do turismo doméstico, especialmente tendo em conta a atual situação de pandemia devido à Covid-19.

Estes são os 6 fatores que caracterizam o destino turístico nacional, conclui o estudo, que envolveu 622 turistas domésticos em visita ao Centro de Portugal, de 3 gerações diferentes: “Baby Boomers” (pessoas que nasceram entre 1940 e 1960), “Geração X” (composta por pessoas nascidas entre 1960 e 1980) e “Millennials” ou “Geração Y” (geração de pessoas nascidas entre 1980 e 2000).

Este estudo, que fornece a primeira segmentação com dados baseados na formação da imagem do destino de quem faz turismo doméstico, demonstrou que estes 3 grupos geracionais «têm crenças, conceções e atitudes distintas sobre um destino, construindo diferentes imagens cognitivas e afetivas, e, em consequência, têm diferentes comportamentos quando são turistas nos seus próprios países», declara Cláudia Seabra, docente da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e investigadora principal do estudo, publicado no European Journal of Research Tourism.

SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta

Email Marketing by E-goi
Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Os “Baby Boomers” criam uma imagem cognitiva de destino assente em duas dimensões, designadamente história e cultura – os aspetos históricos e culturais do destino, tal como o seu património e atrações – e relaxamento e socialização, quando lhes é proporcionado um contacto genuíno com a vida rural local, experiências culturais, quando podem desfrutar de descanso e tranquilidade e vivenciar uma interação social enriquecedora.

Por sua vez, aqueles que, da “Geração X”, fazem turismo doméstico, têm uma imagem do destino mais complexa, privilegiando quatro dimensões: simplicidade e autenticidade, boas infraestruturas, relaxamento e socialização e nostalgia.

Significa que os turistas desta geração dão atenção a aspetos relacionados com a beleza das paisagens, a autenticidade e espiritualidade das experiências que lhes são oferecidas e com as artes tradicionais locais. Mas também a locais de animação noturna, transportes e alojamento e a destinos que lhes transmitam a sensação de retorno às raízes.

No caso dos “Millennials”, a imagem de destino é construída essencialmente tendo em conta os fatores ambiente e nostalgia, privilegiando a limpeza do lugar, o ambiente preservado e despoluído e a boa qualidade de vida que oferece.

No que respeita à imagem afetiva dos destinos de turismo doméstico, quem faz parte da “Geração X” associa sentimentos mais positivos aos lugares do que os “Baby Boomers” e os “Millennials”. «Isso provavelmente ocorre porque os indivíduos da Geração X são mais flexíveis e mais curiosos e, ao mesmo tempo, porque tendem a ser mais empáticos e mais sensíveis.

Por outro lado, os Baby Boomers e Millennials têm preferências muito semelhantes nos aspetos excitação, autenticidade, relaxamento e novidade, quando se trata de construir a imagem de destino afetivo», justifica Cláudia Seabra.

Analisando os resultados globais, «surpreendentemente, os Millennials e Baby Boomers, apesar de estarem mais distantes em termos de idade, compartilham uma imagem afetiva mais homogénea do que a dos turistas da Geração X», realça a docente da FLUC. Ou seja, «avós e netos identificam-se mais do que filhos e pais na formação da imagem dos destinos turísticos», clarifica.

Como explicação para estes dados evidenciados no estudo incidente sobre o turismo doméstico, que foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), a equipa indica que «os Baby Boomers adotam comportamentos que são semelhantes aos adotados pelas gerações mais novas para parecerem mais jovens do que realmente são. Por sua vez, os Millennials são nostálgicos e mantêm uma conexão próxima com os velhos tempos».

Na verdade, fundamenta Cláudia Seabra, «os Baby Boomers e os Millennials têm várias semelhanças. Ambos foram criados em tempos de mudança e testemunharam grandes mudanças que moldaram seus comportamentos e mentalidades, eles valorizam o tempo e experiências memoráveis, mas também gostam de se sentir seguros, são curiosos, indivíduos independentes e aventureiros, mas procuram ambientes protegidos».

9 conceitos-chave a ter em consideração nas estratégias turísticas

Face à atual situação de crise pandémica, em que o turismo doméstico pode ser uma “tábua de salvação” para o setor, as conclusões deste estudo assumem particular relevância, como salienta Cláudia Seabra: «Numa altura em que a indústria turística está a apostar fortemente nos mercados domésticos devido ao medo e restrições para viajar impostas pela pandemia, os resultados obtidos podem ser uma ferramenta importante para os gestores dos destinos e organizações turísticas, visto que está provado que os turistas das várias gerações formam a imagem dos destinos de forma diferente, o que terá um forte impacto nos seus comportamentos em termos de planeamento e compra de viagens».

A investigadora defende que as organizações que visam atrair turistas nacionais «devem perceber que aqueles constroem a imagem cognitiva de destino com base em conceitos como simplicidade e autenticidade, ambiente, relaxamento e socialização, boas infraestruturas, nostalgia e história e cultura. Esse pressuposto significa que estes seis aspetos devem ser valorizados e cuidados no destino de forma global e nas áreas que circundam os hotéis ou restaurantes».

Dimensão afetiva é muito importante no turismo doméstico

É também essencial considerar a dimensão afetiva, «um aspeto crucial valorizado pelos turistas nacionais. O que os turistas sabem sobre os destinos domésticos irá influenciar as suas emoções e sentimentos em relação àqueles lugares. O desenvolvimento de campanhas de promoção de destinos nacionais com base nestas dimensões e atributos levará os turistas a escolher destinos domésticos e formular intenções de compra».

Considerando que esta investigação também indica a existência de sinergias em relação à imagem afetiva do destino entre “Millennials” e “Baby Boomers”, «pode fazer sentido criar “packages” de produtos idênticos dirigidos a consumidores de ambos os grupos geracionais. Os turistas da Geração X são, de longe, os que mais valorizam os destinos domésticos, devendo ser o alvo principal das organizações de turismo», defendem os autores do estudo sobre turismo doméstico.

O estudo centrou-se no Centro de Portugal por ser uma região bastante heterogénea, apresentando uma importante multiplicidade de recursos, pontos turísticos, alojamento, gastronomia e paisagens que incluem litorais e montanhas.

Esta região reúne diversos produtos turísticos, entre os quais cultura e património, com vários monumentos, património da UNESCO; natureza (diversos parques naturais, lagos, florestas e montanhas); sol e mar, com praias de mar e rio; Spa e bem-estar, abrangendo alguns dos mais importantes spas termais ibéricos; desporto e aventura (surf, montanhismo, escalada, vela, etc.); e turismo religioso, destacando-se o Santuário de Fátima.

Deixe o seu comentário:
Partilhar18Tweet12EnviarEnviar
Anterior

Alcina Fonseca: “Não sou menos cigana do que quem não estuda. Queria ser juíza porque não eram justos com os ciganos”

Seguinte

Portugal: Novo modelo de carta de condução, com mais segurança

Artigos Relacionados

Angola, um "belo país" a descobrir em todo-o-terreno
Turismo e Viagens

Angola, um “belo país” a descobrir em todo-o-terreno

Março 2, 2021
138

Em Angola, um grupo de amigos decidiu fazer dos passeios pelo país uma aventura todo-o-terreno. Em veículos 4x4, percorrem quilómetros,...

Companhias de cruzeiros apostam em Portugal
Turismo e Viagens

Companhias de cruzeiros apostam em Portugal

Março 1, 2021
138

Volta ao Mundo26/02/2021 Protocolos sanitários apertados, sem a previsão do passaporte de vacinação, rotas novas com Lisboa no epicentro e...

roaming gratuito eu

Comissão Europeia propõe um novo regulamento para garantir que os viajantes da UE continuem a beneficiar do roaming gratuito

Março 1, 2021
141
praia da rocha

Ainda consegue passar tempo em Portugal após o Brexit?

Fevereiro 27, 2021
141
nos alive

Eventos-piloto, vão servir de experiência antes dos festivais, com testes à Covid por saliva

Fevereiro 25, 2021
138
Portugal entre destinos mais procurados por britânicos para o verão

Portugal entre destinos mais procurados por britânicos para o verão

Fevereiro 24, 2021
137
Seguinte
Novo modelo de carta de condução

Portugal: Novo modelo de carta de condução, com mais segurança

mandioca

Angola é terceiro maior produtor africano de mandioca

Entrevista

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer


Idioma:

Edição Online – Leitura Grátis

Receber Revista Digital (grátis)

Email Marketing by E-goi.

Ao subscrever, a informação partilhada será usada de acordo com a Política de Privacidade

Destaques

Portuguese Times

EUA: Portuguese Times 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

CPLP: Delegações finalizam discussão sobre projeto de Acordo de Mobilidade no espaço da comunidade lusófona

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

3500 portugueses regressam a Portugal ao abrigo do Programa Regressar

navio patrulha oceânico Setúbal

O navio patrulha oceânico Setúbal partiu de Lisboa para missão de três meses no Golfo da Guiné

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Devido ao Brexit 43% das empresas financeiras retiraram ou podem retirar operações

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Brasil: Quase uma centena de brasileiros em Portugal pediram ajuda à OIM para regressar ao país

Açores

Açores: Comissão Europeia aprova regime português de 15 milhões de euros para apoiar micro, pequenas e médias empresas dos Açores no contexto da pandemia

Siga-nos nas redes sociais

Opinião

Abílio Bebiano

Portuguese Times: 50 anos a promover, em português, a cultura e a língua portuguesa nos EUA

Abílio Bebiano
Daniel Bastos

Jean Pina, de sonhador a promotor da solidariedade luso-francesa

Daniel Bastos
Pacto Ecológico Europeu – uma primeira avaliação

Tributo ao Jornal Mundo Português

Paulo Pisco

Mais Lidas

Joana Neves Cabeleireira Hairstyler Hairstylist hairdresser

UK: Joana Neves a portuguesa que penteia Miley Cyrus, Lady Gaga e Claudia Schiffer

Forte de Elvas Portugal

Forte português é o maior do mundo e os espanhóis adoram-no

10 001 noites em Ourém e Fátima

10 001 noites em Ourém e Fátima: Autarquia oferece estadias e descontos em restaurantes do concelho

Vinhos do Alentejo

Vinhos do Alentejo lançam campanha de apoio a produtores e restauração da região

imprensa das comunidades

Aprovado projeto lei do PS que obriga o Estado a incluir a imprensa das comunidades nas suas campanhas de publicidade institucional

Siga-nos

  • Notificações
  • Newsletters
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Linkedin

Secções

  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

Arquivo

  • Opinião
  • Entrevista
  • Arquivo PORT.COM
  • Edições

Informações

  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética
  • Estatuto Editorial
  • Ficha Técnica
  • Contactos
  • Termos e Condições
  • Código de Ética

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Sem Resultafos
Ver tudo
  • Início
  • Comunidades
  • Portugal
  • Lusofonia
  • Mundo
  • Economia
  • Turismo e Viagens
  • Gastronomia e Vinhos

© Comunidades Lusófonas - Todos os Direitos Reservados | Desenvolvido por Inovve Agência Web Design

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site. Para não autorizar a sua utilização, por favor utilize as opções do seu browser e altere as definições de cookies.ACEITARPrivacidade e Cookies
Privacidade e Cookies

Cookies e Privacidade

Este website utiliza Cookies para manter informação do visitante, permitindo determinar as suas preferências, auxiliar no preenchimento de formulários, permitir o acesso a áreas privadas do website onde seja necessária autenticação, bem como recolher indicadores de performance, origem e horário dos acessos ao website.

Saiba mais sobre Cookies e como os desactivar aqui.
Necessary
Sempre activado

Este website usa cookies a fim de melhorar a experiência de utilizador, a segurança do website, e para funcionalidades básicas como login de clientes e administradores do site. Estes cookies não acedem ou guardam dados pessoais da identidade dos visitantes.

SAVE & ACCEPT