A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, anunciou que Portugal é o país da bacia do mediterrâneo com maior crescimento no turismo, 11,5%, o que permitiu a criação de 40.000 postos de trabalho no setor este ano.
“Portugal registou um crescimento muito significativo em relação ao ano passado”, disse Ana Godinho numa audição na comissão parlamentar de economia.
A secretária de Estado fez um balanço da atividade turística deste ano e lembrou alguns indicadores da última década, concluindo que “Portugal está a viver bons momentos” no turismo, mas “é preciso que não sejam efémeros”.
Referiu a duplicação do número de voos e de passageiros entre 2005 e 2015, tal como a duplicação da oferta hoteleira no mesmo período. Nestes 10 anos a estada média dos turistas em Portugal passou de 3,1 para 3,8 dias.
A secretária de estado reconheceu que ainda persiste a sazonalidade e as assimetrias regionais, pois 90% das dormidas são no litoral. Por isso, defendeu a necessidade de se trabalhar para conseguir “uma atividade turística sustentada que gere riqueza e emprego ao longo do ano”.
Salientou, a propósito, os vários programas de apoio financeiro às empresas do setor, que estão em curso, realçando que foram aprovados 230 projetos na área do turismo e foram pagos às empresas 34 milhões de euros para os respetivos investimentos.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta