Turismo rural no Alentejo: natureza e experiências únicas

Para quem não conhece o conceito, o turismo rural vai muito além de ser um tipo de viagem campestre: tem a intenção de colocar as pessoas em contacto com a natureza através de experiências autênticas e tradicionais da região.

O Alentejo, a maior região de Portugal, é um importante destino no setor de turismo e possui uma variada oferta de propriedades com muito verde e sossego, localizadas bem longe de grandes cidades.

Muito diferentes de redes de hotéis e resorts, as opções de hospedagem alojam poucas pessoas de cada vez, garantindo acolhimento, tranquilidade e a deliciosa experiência de se sentir em casa, mesmo num outro continente.

Longe do trabalho, dos estudos e das obrigações, é maravilhoso deixar de lado o telemóvel e preocupações, e simplesmente aproveitar o sol, o som dos pássaros, um bom livro ou um momento de descanso absoluto.

Mas estas não são as únicas opções. No Montimerso SkyScape Country House, localizado em Monsaraz, há uma piscina com vista para o lago Alqueva para apreciar no verão. Entre as experiências, os hóspedes podem percorrer as trilhas da propriedade para contemplar as paisagens ou até mesmo observar as estrelas. O hotel tem condições ideais para a prática, pois está situado dentro da Reserva Darksky® Alqueva, o primeiro Starlight Tourism Destination do mundo.

Já a Herdade do Vau, às margens do rio Guadiana, investe no conceito biochic, unindo simplicidade elegante com sustentabilidade e equilíbrio ambiental. Posicionado entre três destinos históricos do Alentejo – Beja, Serpa e Mértola –, a propriedade também é produtora de ótimos vinhos e conta com belas vinhas que a rodeiam.

Ainda próximo a Beja está o Vila Galé Clube de Campo, onde é possível sobrevoar os campos em um passeio de balão. Há também safáris de jipe, canoagem e piqueniques com cestas recheadas de iguarias, para admirar a paisagem enquanto degusta os sabores típicos do Alentejo.

Bem perto do litoral praticamente intocado do Alentejo, em São Teotónio, o hotel Pé do Monte proporciona aos hóspedes a tranquilidade do campo com a proximidade de belas praias, como Zambujeira do Mar e Carvalhal. A propriedade foi completamente renovada, mas manteve o encanto natural de uma casa típica alentejana.

Cada quarto conta com um terraço com cadeiras confortáveis que convidam a apreciar o sossego e apreciar a vida ao seu ritmo. Há ainda aulas de surf, passeios a cavalo e caminhadas para ver de perto as belezas da Rota Vicentina.

Este tipo de segmento, muito forte no Alentejo, ainda demonstra a aposta da região no turismo responsável e na preocupação com a sustentabilidade e a sua economia circular. E esta é uma forte tendência para as próximas viagens: a busca por destinos sustentáveis e que visam as boas práticas no setor de viagens, a fim de minimizar o seu impacto ambiental.

Além de todas as possibilidades oferecidas pelos hotéis e herdades do Alentejo, vale lembrar que também é possível explorar as atrações turísticas da região, que incluem patrimónios históricos e naturais impressionantes.

Detentor de cinco títulos da UNESCO e diversos outros prémios e reconhecimentos internacionais no setor do turismo, o Alentejo oferece opções para todos os tipos de viajantes, sejam famílias, casais em lua de mel ou aventureiros. A promoção turística internacional do Alentejo é co-financiada pelo Alentejo 2020, Portugal 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Exit mobile version