UCCLA nas comemorações do Dia de Portugal em Olivença

A Câmara Municipal de Olivença, através da Aula de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular, assinala pelo sétimo ano consecutivo a celebração do Dia de Portugal, das Comunidades Portuguesas e de Camões com um programa de eventos institucionais e culturais, dia 10 de junho.

O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, estará presente e irá intervir.

O dia comemorativo, que começa às 12 horas, no Parque dos Pintassilgos, com um ato institucional que será apresentado por Eduardo Naharro-Macías Machado, professor da Aula de Língua e Cultura Portuguesa da Universidade Popular de Olivença, e no qual participarão o prefeito de Olivença, Manuel J. González; o coordenador do Movimento 2014 – 800 anos da Língua Portuguesa, José Ribeiro e Castro; o Secretário-geral da UCCLA, Vítor Ramalho; e o presidente da ATLA – Associação Transfronteiriça do Lago Alqueva, José Manuel Grilo.

Durante o evento, os alunos de 4 e 5 anos do C.E.I.P. Francisco Ortiz Lopez, irão contar a história de ‘Gago Coutinho e Sacadura Cabral’ e usarão um chapéu alusivo à sua façanha, quando se cumpre o centenário da primeira travessia aérea do Atlântico Sul, que aconteceu entre Lisboa e Rio de Janeiro.

O evento cultural contará com a leitura de textos de José Saramago pelos alunos da IES Ponte Ajuda, Escolas Paroquiais do Sagrado Coração Olivença e da Universidade Popular de Olivença coincidindo com o centenário do nascimento do prémio Nobel de Literatura, entre outras.

O Dia de Portugal em Olivença terminará pelas 21 horas no pátio de desfiles do castelo com um concerto oferecido pela Escola Municipal de Música.

Exit mobile version