Helena Carvalhão Buescu, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e ensaísta, venceu por unanimidade o Prémio Vergílio Ferreira 2022. Cerimónia de entrega do galardão está agendada para 3 de março, na Universidade de Évora.
Na próxima quinta-feira, dia 3 de março, pelas 17h, vai ter lugar na Sala dos Docentes, Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora, a cerimónia de entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2022, contando com as habituais intervenções do premiado, do júri e da Reitora da Universidade de Évora.
O Prémio Vergílio Ferreira foi atribuído este ano a Helena Carvalhão Buescu, cujo conjunto da obra ensaística e trabalho académico ofereceram e continuam a oferecer um contributo assinalável para o estudo de literaturas e culturas lusófonas em âmbitos que incluem e ultrapassam largamente o contexto nacional.
Professora Catedrática de Literatura Comparada na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Helena Buescu publicou já doze livros de ensaio, entre os quais: Experiência do Incomum e Boa Vizinhança (2013), Emendar a Morte: Pactos e(m) Literatura (2008), Cristalizações: Fronteiras da Modernidade (2005), O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente (2005) e Chiaroscuro: Modernidade e Literatura (2001), sendo a sua obra mais recente, O Poeta na Cidade: A Literatura Portuguesa na História (2020), vencedora Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Escritores (APE).
Recorde-se que o prémio Vergílio Ferreira foi atribuído pela primeira vez a Maria Velho da Costa, a que se seguiram, entre outros, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Agustina Bessa Luís, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Luísa Dacosta, José Gil, Hélia Correia, Lídia Jorge, João de Melo, Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Nélida Piñon e Carlos Reis, tendo sido a galardoada da edição de 2021 a poeta Ana Luísa Amaral.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta