A sede do Air Center será nos Açores.
A Universidade do Minho, em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Universidade do Texas em Austin, nos EUA, estabeleceu um protocolo com vista à criação do Centro de Computação Avançada do Minho (MAAC) e da AIR Center Data Intelligence Network.
O acordo agora estabelecido, e revelado em comunicado pela instituição de ensino, incide sobre a criação uma nova organização liderada por Portugal, que quer formar uma rede de instituições de ciência, tecnologia e inovação para promover uma abordagem integradora do conhecimento sobre observação da Terra, mudanças climáticas, mar profundo e análise de dados.
O AIR Center – Centro de Investigação Internacional do Atlântico, é uma nova organização liderada por Portugal, que quer formar uma rede de instituições de ciência, tecnologia e inovação para promover uma abordagem integradora do conhecimento sobre observação da Terra, mudanças climáticas, mar profundo e análise de dados.
O centro foi descrito por Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, como uma “instituição orientada essencialmente para as interações atlânticas, com uma agenda inovadora naquilo que é a integração das tecnologias do espaço, oceânicas e para o clima integrando a ciência da computação e no que hoje se chama a ciência dos dados”.
Para o ministro, a Declaração “é um passo importante e muito relevante” no estabelecimento da agenda de “interações atlânticas” e da “vontade de um conjunto de governos, instituições científicas e empresas em garantir” a sua concretização.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta