Ontem assinalaram-se os 100 dias da conquista do Euro 2016, em França.
O selecionador português de futebol, Fernando Santos, considerou que a vitória no Euro2016 fez despertar o orgulho em ser português, permitindo a muitos emigrantes a saída da concha onde viviam.
“O que mais me marcou, além da vitória, foi a seleção nacional ter proporcionado a possibilidade de todas essas pessoas [emigrantes portugueses e lusodescendentes a residir em Marcoussis] terem um enorme orgulho em ser português e de saírem da concha. Isso marcou-me muito e, seguramente, marcou o país porque quando formos por esse mundo fora, na diáspora portuguesa, vão ter sempre de levar connosco: têm sempre que dizer que Portugal foi campeão da Europa”, alegou.
Fernando Santos congratulou-se por ver que o feito da seleção nacional fez despertar o orgulho em ser português nos emigrantes, que até então preferiam ficar na ‘concha’, não assumindo que eram portugueses para evitar alguns problemas que pudessem vir a surgir.
“O que aconteceu em Marcoussis foi algo que me marcou e vai marcar inteiramente para a vida, pois tem muito a ver com este sentimento de ser português”, apontou.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta