Notícias Sociedade

Cartas de condução do Reino Unido reconhecidas por mais um ano em Portugal

O governo português anunciou recentemente que as cartas de condução emitidas no Reino Unido continuarão a ser aceitas e reconhecidas em Portugal por mais um ano. Esta medida é resultado das negociações entre os dois países após a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit). Neste artigo, vamos analisar os detalhes dessa decisão e o impacto que ela terá nos residentes britânicos em Portugal e no setor automobilístico.

Regras para conduzir em Portugal com carta de condução britânica

Após o Brexit, havia incerteza sobre se as cartas de condução do Reino Unido continuariam a ser válidas para dirigir em Portugal. No entanto, o governo português decidiu agora que essas licenças serão aceitas por mais um ano. Isto significa que os cidadãos britânicos que residem atualmente em Portugal ou planejam mudar-se para o país podem continuar a usar sua carta de condução do Reino Unido sem problemas até 2023.

Além disso, os turistas britânicos que visitam Portugal também estão autorizados a utilizar suas cartas de condução durante a sua estadia no país. No entanto, é importante notar que os condutores devem cumprir todas as leis e regulamentos locais enquanto estiverem ao volante em território português.

Impacto nos residentes britânicos em Portugal

A extensão do prazo para o reconhecimento das cartas de condução britânicas traz alívio e tranquilidade para muitos residentes britânicos em Portugal, que estavam preocupados com a possibilidade de terem de trocar sua carta de condução por uma portuguesa. Agora, eles têm mais tempo para se adaptar à nova realidade pós-Brexit e tomar as medidas necessárias para obter uma licença válida em Portugal, caso seja necessário.

Leia também:  Centro Geodésico de Portugal: um passeio por Vila de Rei

O processo de troca de cartas de condução

Os cidadãos britânicos que desejam trocar sua carta de condução do Reino Unido por uma portuguesa devem seguir um determinado processo. Este processo inclui:

  • A apresentação de um pedido junto ao Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT);
  • A entrega da carta de condução original;
  • O pagamento de taxas administrativas;
  • A realização de exames médicos, se necessário;
  • A obtenção de um certificado de autenticidade emitido pela Driver and Vehicle Licensing Agency (DVLA) do Reino Unido.

Dependendo da situação individual de cada condutor, o processo de troca pode ser mais ou menos complexo e demorado. Por isso, é recomendável começar este processo com antecedência suficiente antes do fim do período de reconhecimento das cartas britânicas em Portugal.

Impacto no setor automobilístico

A decisão do governo português de prolongar o reconhecimento das cartas de condução do Reino Unido também tem um impacto no setor automobilístico. Esta medida beneficia as empresas de aluguer de automóveis, que poderão continuar a atender aos clientes britânicos sem grandes burocracias ou alterações nos seus processos internos.

Além disso, os fabricantes e concessionários de automóveis também podem esperar uma continuidade das vendas para os residentes britânicos em Portugal, uma vez que estes continuarão a ter acesso a uma carta de condução válida durante o próximo ano.

Em conclusão

A extensão do período de reconhecimento das cartas de condução do Reino Unido em Portugal é uma decisão positiva tanto para os residentes britânicos como para o setor automobilístico português. No entanto, é importante que os cidadãos britânicos estejam cientes das regras e regulamentos locais ao dirigir em Portugal e considerem a possibilidade de trocar sua licença, se necessário, antes do final do período de transição.

Leia também:  O potencial económico das comunidades portuguesas

Fontes

  • https://cnnportugal.iol.pt/espanha/sem-escola-sem-amigos-sem-internet-sem-acesso-ao-mundo-pais-sao-acusados-de-sequestrar-os-dois-filhos-jovens/20230405/642c4ac9d34ef47b87533c79
  • https://vagaspelomundo.com.br/viagem/alugar-carro-na-europa/
  • https://observador.pt/2022/09/08/a-carta-de-conducao-os-corgis-e-o-servico-militar-15-curiosidades-sobre-a-vida-de-rainha-isabel-ii/
  • https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/ferias-lazer/noticias/regras-cumprir-viajar-aviao