Notícias Sociedade

Cimeira Lusófona de Liderança: Um debate sobre a gestão de pessoas e o futuro das empresas numa era de grandes desafios

Uma nova era de liderança frente à pandemia

Em tempos marcados pela crise pandêmica e seus impactos no mundo do trabalho, nunca foi tão importante debater e refletir sobre as melhores práticas de liderança empresarial. A necessidade de uma liderança cada vez mais humanizada é o principal foco da Cimeira Lusófona da Liderança, evento que reúne oradores de Portugal, Brasil, Angola, Moçambique e Cabo Verde para discutir temas fundamentais relacionados à gestão de pessoas e ao futuro das organizações.

Um evento com alcance internacional

A Cimeira Lusófona da Liderança ocorre entre os dias 15 e 19 de novembro, contando com a participação de 50 palestrantes dos cinco países mencionados. O evento é realizado online e oferece acesso gratuito aos interessados em conhecer as diferentes perspectivas e abordagens sobre liderança em um contexto de transformações aceleradas e desafios múltiplos.

Cinco temas fundamentais em discussão

A programação do evento é organizada em torno de cinco pilares principais, um para cada dia da cimeira:

  • Liderança e Gestão de Pessoas;
  • Inovação e Criatividade;
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social;
  • Diversidade e Inclusão;
  • Desafios da Liderança no Pós-Pandemia.

Esses temas refletem as principais preocupações que líderes de diferentes setores e países enfrentam atualmente, bem como os desafios futuros para a adaptação e sucesso das organizações em um mundo cada vez mais incerto e complexo.

A importância da liderança humanizada

Um dos aspectos centrais discutidos ao longo da Cimeira Lusófona da Liderança é a necessidade de uma abordagem mais humanizada na gestão de pessoas. A pandemia evidenciou a importância do cuidado com o bem-estar físico e mental dos colaboradores, assim como a necessidade de desenvolver habilidades socioemocionais e de empatia entre líderes e equipes.

Leia também:  Gestor demitiu-se da TAP por falta de seguro e contrato público

Inovação e criatividade: ferramentas essenciais para os líderes do futuro

O segundo tema do evento destaca a relevância de estimular a inovação e a criatividade nas organizações. Em um cenário onde as mudanças ocorrem de forma cada vez mais rápida e imprevisível, líderes capacitados para fomentar a inovação e adaptar-se às novas demandas são cruciais para garantir o sucesso e a resiliência das empresas.

Sustentabilidade e responsabilidade social como pilar estratégico

A crescente conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança (ASG) tem levado líderes e organizações a repensar suas práticas e incorporar a sustentabilidade e a responsabilidade social como parte de suas estratégias. A Cimeira Lusófona da Liderança aborda essa temática, ressaltando a importância do compromisso com o desenvolvimento sustentável e a adoção de práticas éticas e transparentes no mundo dos negócios.

Diversidade e inclusão: um desafio para as organizações

A promoção da diversidade e inclusão é outro tema em destaque na cimeira. Compreender e valorizar as diferenças entre os colaboradores torna-se cada vez mais relevante para a construção de ambientes de trabalho inclusivos e produtivos. Líderes conscientes dessa realidade são capazes de promover equipes mais coesas e engajadas, contribuindo para a inovação e o sucesso das organizações.

Perspectivas pós-pandemia: como navegar nos desafios futuros

O último dia da Cimeira Lusófona da Liderança é dedicado à reflexão sobre os desafios que líderes e organizações enfrentarão no cenário pós-pandêmico. Com a gradual retomada das atividades econômicas e a consolidação de novos modelos de trabalho, é fundamental que as lideranças estejam preparadas para lidar com as incertezas e transformações que ainda estão por vir.

Em suma, a Cimeira Lusófona da Liderança surge como uma oportunidade única para debater e trocar experiências sobre a gestão de pessoas e o futuro das empresas em um contexto marcado por grandes desafios e transformações. A participação de líderes e profissionais de diferentes países enriquece o debate, evidenciando a importância da cooperação e do intercâmbio de conhecimentos para enfrentar os desafios globais.

Leia também:  A carne produzida em laboratório alcançou a alta gastronomia, mas é realmente a escolha mais ecológica?

Fontes

  • https://www.dn.pt/dinheiro/lideranca-humanizada-e-o-desafio-do-futuro-do-trabalho-14320761.html