Cultura Notícias

Artistas lusófonos se apresentam nos Prémios IPMA dos Estados Unidos

Portugal domina maioria das categorias na premiação

A sétima edição dos Prémios Internacionais de Música Portuguesa (IPMA) ocorreu no último sábado, com artistas portugueses e luso-descendentes marcando presença. Portugal dominou a maioria das categorias em disputa, como é o caso de Videoclipe Musical do Ano ou Fado, que contaram apenas com artistas portugueses. No entanto, países como Cabo Verde e Estados Unidos também estiveram em competição.

  • Na categoria de Fado concorreram Mário Lundum, Marcelo, Filipa Biscaia e César Matoso
  • Em Rock, os competidores foram seBENTA, BAND, Inc., VAXXO e Nuno&the End
  • The Black Mamba, Lyia Meta, Marcy Brown, Alyssa Raine, Rita Rocha e Cinde foram nomeados para a categoria Pop
  • Catraia, Tomás, Safira e Joey Medeiros representaram a música tradicional na competição

Apresentações ao vivo no evento

O evento aconteceu no Providence Performing Arts Center, no estado de Rhode Island, nos Estados Unidos da América, e teve apresentações ao vivo de diversos artistas. Entre eles, Paulo Gonzo, Jorge Ferreira, Áurea, Delfins, Calema e Xutos e Pontapés. A apresentação do evento ficou a cargo da atriz Daniela Ruah e do apresentador Ricardo Farias, que anunciaram os vencedores das 13 categorias em competição, entre elas Rock, Fado e Rap.

No total, artistas de nove países foram nomeados, sendo Portugal a nação mais representada. Além disso, a cerimônia contou com atuações dos portugueses Rita Guerra, Sam The Kid, João Pedro Pais, Nuno Bettencourt, The Code e dos luso-descendentes Cordeone e Rebecca Correia, numa cerimônia que premiou artistas de sete países.

Presença de público

Aproximadamente mil pessoas marcaram presença no centro de artes Zeiterion, em New Bedford, nos Estados Unidos, para prestigiar o evento. Momentos musicais num palco menor colocado no meio do público foram utilizados pelo guitarrista Nuno Bettencourt, que tocou o hino dos Estados Unidos da América antes de cantar uma música dedicada à comunidade imigrante, destacando-se na cerimônia.

Leia também:  Atividade física pode reduzir risco de Parkinson em mulheres

O sucesso dos IPMA

Os Prémios Internacionais de Música Portuguesa têm como objetivo reconhecer e premiar músicos portugueses, luso-descendentes e de países lusófonos, celebrando a cultura portuguesa e sua influência ao redor do mundo. A cada ano, o evento cresce em importância e se consolida como uma importante premiação não apenas para a comunidade lusófona nos Estados Unidos, mas também para todos os artistas e fãs da música portuguesa pelo mundo afora.

Fontes

  • https://mag.sapo.pt/musica/artigos/artistas-de-nove-paises-nomeados-para-premios-internacionais-da-musica-portuguesa-2023
  • https://www.balai.cv/balai-kultural/artistas-lusofonos-sobem-ao-palco-no-sabado-nos-premios-ipma-dos-estados-unidos/
  • https://asemana.publ.cv/?Cremilda-Medina-e-Tito-Paris-entre-os-distinguidos-pelos-Premios-Internacionais&ak=1