A Embraer e a EDP, empresa que atua em todos os setores de energia do Brasil, anunciaram parceria em pesquisas para aeronaves elétricas.
Por meio da divisão EDP Smart, a multinacional portuguesa anunciou um aporte financeiro para a aquisição das tecnologias de armazenamento de energia e carregamento de baterias para o projeto de aeronaves demonstradoras totalmente elétricas da Embraer.
Além do apoio financeiro, a EDP avaliará características operacionais como peso, eficiência e qualidade energética, controle e gerenciamento térmico, carga, descarga e segurança operacional. O projeto utiliza um EMB-203 Ipanema, uma pequena aeronave monomotora, como plataforma de testes. O protótipo já está em desenvolvimento e o primeiro vôo está previsto para 2021.
Não seria o primeiro acordo firmado pela Embraer em eletrificação aeronáutica, já que em 2019 fez um com a brasileira WEG, mas o atual ampliaria e contribuiria com informações para os estudos já realizados. O objetivo de ambas as alianças é aumentar rapidamente o conhecimento sobre tecnologias necessárias ao uso e integração de baterias e motores elétricos para aumentar a eficiência energética dos sistemas de propulsão das aeronaves.
A eletrificação é apenas um projeto de uma série de iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela Embraer e por toda a indústria aeronáutica para garantir o compromisso com a sustentabilidade ambiental, já exemplificada pelos desenvolvimentos de biocombustíveis para redução das emissões de carbono.
Além disso, a decisão da EDP de colaborar não é uma iniciativa isolada, mas sim uma das etapas intermédias para atingir o objetivo de eletrificar a frota total até 2030 e desenvolver novas ofertas e soluções comerciais que promovam a transição energética. Em preparação para o primeiro vôo na unidade que será realizado na unidade Gavião Peixoto da Embraer, foram realizados testes de solo nas instalações da Embraer em Botucatu, no interior de São Paulo.
Com o novo acordo, o Brasil junta-se à França e ao Reino Unido na preparação de aviões elétricos que facilitem o transporte, reduzam o tráfego e colaborem com o meio ambiente.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta