A primeira coleção pública internacional de peças de design internacional está a ser criada nas Caldas da Rainha a partir de uma das quatro exposições que, até dezembro, integram a bienal cerâmica Molda.
Intitulada ‘Primeira Escolha’, a exposição, com curadoria de Fernando Brízio, reúne projetos de 50 designers de vários países e resultará “na primeira coleção pública adquirida peça a peça”, disse à agência Lusa João Bonifácio Serra, comissário da Molda, a primeira bienal do projeto Caldas Cidade Cerâmica.
A exposição, patente no Museu José Malhoa, vai permitir constituir uma coleção que procura, segundo o comissário, “a partir da análise da produção cerâmica, pensar alguns momentos transformadores do design dos últimos anos”.
A Molda, que se desenvolve em quatro eixos de programação centrados na indústria, coleção, design contemporâneo e escola convidada, integra ainda a exposição “Animais na Cerâmica Caldense”, com curadoria de Margarida Elias.
Trata-se da representação de animais na cerâmica caldense dos séculos XIX e XX, com base na coleção de João Maria Ferreira, apontada por Bonifácio Serra como “uma das coleções particulares mais importantes”.
A mostra reúne desde cerâmica arcaica à arte contemporânea, da autoria Manuel Mafra, José Alves Cunha, José Francisco de Sousa, Rafael Bordalo Pinheiro, Avelino Belo, Hansi Stael ou José Aurélio.
O projeto Caldas cidade cerâmica prolonga-se até 2020 e é a base de uma candidatura à Unesco como “cidade criativa do artesanato e arte popular”.
Abarca a realização, em 2016, 2018 e 2020, da bienal Molda, integrando as exposições, simpósios internacionais e feiras de produtos cerâmicos e o fomento da criação artística em torno da cerâmica.
Nos anos ímpares as iniciativas serão mais viradas para a produção e investigação.
A iniciativa implica um investimento superior a um milhão de euros, dos quais a autarquia assume 500 mil euros sendo o restante suportado através de candidaturas a fundos estruturais e patrocínios.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta