Marcelo Rebelo de Sousa chegou ontem a Dacar para uma visita de Estado de dois dias ao Senegal, a primeira de um Presidente português desde o 25 de Abril, concentrada em Dacar.
O Presidente da República viajou de Cabo Verde para a capital senegalesa num avião da Força Aérea Portuguesa, que aterrou às 13H15 (14H15 em Lisboa) no Aeroporto Internacional Léopold Sédar Senghor.
À chegada, foi recebido na pista do aeroporto pelo Presidente da República do Senegal, Macky Sall, e pelo primeiro-ministro senegalês, Mahammed Dionne, numa cerimónia com honras militares e em que se ouviram os hinos nacionais dos dois países.
Acompanham Marcelo Rebelo de Sousa nesta visita o ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, e os deputados Marco António Costa, do PSD, Filipe Anacoreta Correia, do CDS-PP, e João Ramos, do PCP.
Neste primeiro dia de visita de Estado, o Presidente da República recebeu da principal universidade de Dacar um doutoramento honoris causa.
Esta cerimónia de valor simbólico, na Universidade Cheikh Anta Diop (UCAD), foi o primeiro ponto do programa de Marcelo Rebelo de Sousa, que fez, nessa ocasião, uma intervenção sobre “Portugal e África”.
No final do dia, o chefe de Estado português foi recebido por Macky Sall, no palácio presidencial, seguido de um jantar oficial.
SUBSCREVER NEWSLETTER
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail de segunda a sexta